TV Correio

Morre no Rio o sambista Almir Guineto, fundador do Fundo de Quintal, aos 70 anos

1 Min leitura

O sambista carioca e um dos fundadores do grupo Fundo de Quintal Almir Guineto faleceu, aos 70 anos, na manhã desta sexta-feira (5), após complicações de diabetes e problemas renais crônicos. O músico estava internado em tratamento no Hospital Clementino Fraga Filho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A informação foi confirmada por familiares de Guineto através das redes sociais do cantor. Em comunicado, realizado no Facebook, a família do cantor agradece pelas orações e o carinho de todos os fãs e admiradores. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.

Almir Guineto lutava há mais de um ano contra problemas renais crônicos, que o impediram de cumprir a agenda de apressentações, chegando a se afastar de vez dos palcos em 2016. Sua última internação foi realizada em março deste ano.

Nascido no Morro do Salgueiro, filho do violonista Iraci de Souza e da costureira e integrante do clube Acadêmicos da Salgueiro “Dona Fia”, Guineto teve contato com o samba desde a infância.

Nos anos 1970, se tornou mestre de bateria e um dos diretores da escola de samba, ficando conhecido por introduzir o banjo, adaptado com afinação de cavaquinho, na orquestração do ritmo. A inovação através do instrumento híbrido lhe rendeu notoriedade na música.

Foi ao lado dos Bira, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany, que, nos anos 1980, criou o grupo Fundo de Quintal, com o qual gravou o primeiro LP do conjunto, Samba é no Fundo de Quintal, para então seguir em carreira solo.

 

Relacionados
TV Correio

Paula Viana e Danrley Ferreira são os nomes mais citados na estreia do BBB19

2 Min leitura
Acaba de estrear mais uma edição do Big Brother Brasil e o barulho nas redes sociais já está grande. Desta vez, alguns…
TV Correio

BBB 19: Conheça os participantes da nova edição do programa

8 Min leitura
A nave mais louca do Brasil está quase decolando pela 19ª vez. A nova edição do programa Big Brother Brasil está marcada…
TV Correio

MC Loma explica por que recusou entrevista em TV: 'Muito sono e enjoo'

1 Min leitura
Depois de ser acusada pelo apresentador Tony Nunes de não ter humildade por exigências “exageradas”, MC Loma voltou a comentar sobre o…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.