Cidades

População dispõe de mais agilidade e conforto para solicitar informações e serviços à Prefeitura

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Tendo em vista a popularização do uso da internet e em consonância com a tendência global de migração de parte dos relacionamentos entre pessoas e instituições para o mundo digital, a Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza, hoje, importantes canais para obtenção de informações e solicitação de serviços, além das centrais de atendimento presencial e telefônica. Com isso, garante mais comodidade e rapidez no atendimento ao cidadão via web.

Portal

O Portal de Informações e Serviços (portaldeserviços.pbh.gov.br) permite o acesso a uma grande variedade de informações sobre os mais de mil serviços prestados pela PBH, separados por área. Ao clicar no serviço desejado, o cidadão é informado sobre as formas de solicitação, a área de abrangência, o órgão ou unidade responsável, eventuais taxas e documentos exigidos, prazos para execução e formas de acompanhamento, entre outros.
Cerca de 180 serviços que não exigem a apresentação de documentos podem ser solicitados pela internet. As informações estão no link “onde solicitar”. O cidadão é direcionado para o sistema SACWEB, onde ele registra e envia a sua solicitação. É necessário cadastrar-se no sistema. A solicitação gera um número de protocolo que permite o acompanhamento da demanda pelo usuário. Outra opção para acessar o portal é entrar no site da PBH, www.pbh.gov.br. O link fica no menu à esquerda.

Mobile

Outro canal ágil e moderno que a PBH disponibiliza para solicitação de serviços começou a funcionar no final do ano passado: o aplicativo BH Resolve Mobile. Pelo celular, o cidadão pode solicitar, hoje, seis serviços: combate à dengue, tapa-buracos, retirada de lixo em local público, combate a roedores, corte e poda de árvores e retirada de lixo em terreno baldio. Em breve, estarão disponíveis cerca de 30 serviços no aplicativo.

Todas as solicitações podem ser enviadas com fotos e a localização geográfica. Após a captação, a demanda é encaminhada automaticamente para a unidade executora e é gerado um número de protocolo, por meio do qual o cidadão poderá acompanhar o andamento do serviço.

Compatível com dispositivos móveis que rodam os sistemas Android e IOS, o BH Resolve Mobile está integrado à base oficial de logradouros da PBH e ao BHMap, assegurando a confiabilidade da localização geográfica para o serviço.

Telecentros

Quem não tem acesso à internet em casa, no trabalho ou no celular, pode buscar um dos Telecentros da Prefeitura, localizados nos centros culturais municipais, nas unidades do programa BH Cidadania/ Cras e do programa Escola Aberta. Nesses locais, há equipamentos disponíveis e monitores treinados para orientar e auxiliar os interessados.

Para se informar sobre os pontos de acesso livre à internet (hotspots) e a localização das unidades do Telecentro, basta acessar o site da PBH e clicar no link Transparência e Acesso à Informação (menu à direita) e Dúvidas Frequentes / Pontos de Acesso Livre à Internet (à direita). Abaixo da relação dos pontos de hotspot encontra-se o link para o mapa interativo com a localização dos Telecentros. Para efetivar a busca, basta clicar na pasta Inclusão Digital.

Comodidade para usuários do transporte público

Os mais de 1,5 milhão de usuários diários do transporte público em Belo Horizonte contam com o SIU Mobile, aplicativo que amplia a comodidade para os passageiros e tem inédita funcionalidade para deficientes visuais. A ferramenta possibilita que os usuários visualizem as previsões de chegada dos ônibus nos pontos desejados, por meio de consultas em seus próprios smartphones, assim como a localização dos pontos de embarque e desembarque mais próximos e informações sobre as linhas que fazem o atendimento, entre outros serviços. Outra importante e inédita funcionalidade do SIU Mobile BH é a acessibilidade para os deficientes visuais, por meio de um menu especial.

O aplicativo é totalmente gratuito e encontra-se disponível nas lojas virtuais de aplicativos disponíveis nos smartphones, bastando entrar no Google Play (para sistema Android) ou na Apple Store (para sistema iOS), devendo os usuários buscarem por “SIU Mobile BH”.

O aplicativo fornece as mesmas informações disponíveis nos painéis do SITBus, que se encontram instalados em alguns pontos de embarque e desembarque dos ônibus atualmente. Desta forma, o usuário, com base nas informações do aplicativo, terá condição de gerenciar melhor seu tempo durante o dia, considerando os minutos estimados para a chegada de seu ônibus. Essa condição deverá trazer maior comodidade para os passageiros, pois permitirá seu planejamento e ida ao ponto de ônibus em horário próximo à chegada de sua linha.

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