Se você mora no Brasil, é praticamente impossível que nunca tenha visto um ônibus da tradicional Viação Itapemirim. A empresa capixaba, fundada em 1953, já chegou a ser a maior do segmento de transporte rodoviáriono país. Mas, diante da gravíssima crise econômica e política pela qual o Brasil atravessa, as dívidas da Viação Itapemirim já superaram os R$ 300 milhões e, tentando evitar a falência, a companhia (e demais empresas do Grupo) realizaram o pedido de recuperação judicial.

Recentemente, a empresa chegou a transferir 2/3 de suas linhas para empresas diversas, com a Viação Kaiowa, que também ficou com boa parte dos ônibus. É bom lembrar que uma parte considerável dessa dívida é (provavelmente) decorrente de linhas de crédito utilizadas para renovação e ampliação da frota nos últimos anos. Com a eclosão da crise atual, a demanda caiu em relação ao planejado e o futuro da companhia é incerto.

De acordo com as informações disponíveis, os motivos para o pedido são relacionados com a concorrência com o setor aéreo e o aumento com custos de manutenção e operação. Sem dúvida, acompanhado o dia-a-dia do transporte no Brasil, percebemos que a situação tem se agravado cada vez mais nos últimos tempos.

E agora, qual será o destino de uma das empresas mais memoráveis da história do Brasil? Enquanto pairam nuvens e as coisas estão nebulosas, aproveite para relembrar da Viação Itapemirim nos seus momentos de glória.