EsportesFutebol

América muda postura, derrota Uberlândia no Independência e retorna ao G4 do Estadual

3 Min leitura

A pressão parece ter surtido efeito. Os torcedores, que repetiram no Independência os protestos feitos ao longo da semana, assistiram a um América mais efetivo na vitória diante do Uberlândia, por 1 a 0, em jogo válido pela 9º rodada do Campeonato Mineiro. O triunfo, que já não era conquistado há um mês no Estadual, reconduz o time ao G4 e dá um pouco mais de tranquilidade ao técnico Givanildo Oliveira, até então muito pressionado no cargo pelos maus resultados anteriores.

Depois de marcar o único gol da partida, Rafael Bastos fez o tradicional sinal com a mão na orelha em resposta às manifestações, pedindo que as arquibancadas gritassem seu nome. Parte dos americanos não perdoou e seguiu vaiando até o fim da segunda etapa, quando o jogador acabou substituído. Givanildo também foi alvo de parte da torcida, que se dividiu entre críticas e apoio.

Agora quarto colocado, com 14 pontos, o América volta a jogar no Independência pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. O time de Givanildo recebe o Boa Esporte, no próximo domingo, dia 3, às 18h30. Depois dessa partida, faltará apenas um compromisso para o Coelho encerrar sua participação na primeira fase da competição. O Uberlândia – 5º colocado, com 12 pontos –, retorna ao Parque do Sabiá onde enfrenta a URT, também no domingo, às 16h. O time não vence há quatro jogos.

O jogo

Com novo esquema, o América precisou de alguns minutos para se adaptar ao posicionamento diferente de suas linhas, principalmente a defensiva, que passou a ter três zagueiros de ofício. No setor ofensivo, a boa movimentação dos homens de frente logo surtiu efeito. Aos 11’, Rafael Bastos aproveitou o ‘chutão’ do meio-campo, dominou na entrada da área e, de perna direita, marcou o primeiro gol do América. 1 a 0.

O América seguiu mostrando intensidade, impedindo o Uberlândia de buscar o jogo com a bola dominada. O time explorava principalmente o lado direito, com Pablo e Osman realizando boas triangulações. O Coelho levou perigo ao gol de Thiago Braga pelo menos em três ocasiões dos 18’ aos 28’. A principal delas com Victor Rangel, que recebeu bonito lançamento de Tony dentro da pequena área, mas foi bloqueado antes da finalização.

Desorganizado, o Uberlândia tinha enorme dificuldade para ultrapassar a linha central. Nos contra-ataques, o time de Alexandre Barroso buscava alguma saída, mas sempre pouco inspirado. Quando encontrava espaço, demorava a recompor o setor defensivo. Assim, aos 35’, quase o América ampliou. Tony voltou a fazer bom lançamento, desta vez para Pablo, que por pouco não encontrou Osman na pequena área.

Na volta do intervalo, com chuva no Horto, o ímpeto americano não diminuiu. A equipe seguiu aproveitando a deficiência na marcação pelo lado esquerdo da defesa do Uberlândia e chegou perto de ampliar o marcador. Osman encontrou Victor Rangel, aos 8’, que perdeu gol incrível, dentro da pequena área. O time voltou a perder boas oportunidades: aos 15’, quando Thiago Braga salvou; aos 17’, com Rangel falhando no passe final, e aos 19’, em arremate de bicicleta de Adalberto.

Com setor de criação inspirado, o América seguiu gerando oportunidades e sempre esteve perto de ampliar o marcador. Erros no último passe ou nas finalizações, porém, impediram o time de Givanildo Oliveira de melhorar seu saldo de gols no Campeonato Mineiro.

AMÉRICA 1 X 0 UBERLÂNDIA

AMÉRICA
João Ricardo; Artur, Alison e Adalberto; Pablo, Leandro Guerreiro, Tony, Rafael Bastos (Tiago Luís) e Bryan; Osman (Matheusinho) e Victor Rangel. Técnico: Givanildo Oliveira

UBERLÂNDIA
Thiago Braga; Edivan, Marco Tiago, Rodolfo Mol (Rairo) e Wellington; Wendel, Max Carrasco, Lenílson e Magalhães; Val Barreto (David) e Mikael (Malaquias). Técnico: Alexandre Barroso

Gol: Rafael Bastos (11’1ºT)
Cartões amarelos: Mikael, Rodolfo Mol (Uberlândia); Artur, Rafael Bastos, Victor Rangel (América)

Público pagante: 1.245
Renda: R$19.835,00

Motivo: 9ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Arena Independência
Data e hora: Sábado, 25 de março, às 16h
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas (CBF)
Assistentes: Felipe Alan de Oliveira (CBF) e Leonardo Henrique Pereira (CBF)

Relacionados
Esportes

Mascotes do Cruzeiro e Atlético viram pelúcia e encantam torcedores

2 Min leitura
Inicialmente estão sendo distribuídas 10 mil pelúcias dos mascotes de cada clube nos equipamentos da BR Machine espalhados por todo o Brasil
Esportes

Veja quais são as principais expectativas pro jogo mais esperado da Premier League

3 Min leitura
Qualquer fã de futebol que goste de acompanhar os principais campeonatos da Europa, sabem bem da existência destes jogos que se tornaram…
Esportes

Fluminense acerta contratação de Felipe Melo até dezembro de 2023

2 Min leitura
O volante Felipe Melo se despediu recentemente do Palmeiras com o bicampeonato da Libertadores, mas já está vestindo uma nova camisa. O…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.