image (3)
*Eduardo Avelar
Mais uma história de Natal em família renovada a cada ano nas cozinhas de Minas. A lembrança vem do bisavô italiano, cujo nome, Américo, é o mesmo do talentoso chef da Cantina Piacenza. A alegria em torno da cozinha certamente se parece com a de muita gente, e as emoções desta família de descendência italiana no preparo do capeletti de Natal foram assim descritas pelo chef Américo.
“Todo Natal, minha família se reunia para preparar o almoço do dia 25. Íamos todos para a casa da Vó Francisca para fazer a comida. Filhos noras, e todos os netos – enfim, toda a família chegava cedo para começar a produção.
Tudo era feito no dia: a massa, os recheios, os molhos… Isso sem contar a decoração da casa. A fartura era grande: sardela, berinjela, pães, queijos, embutidos, frutas e tudo mais que remetia às tradições italianas.
Mas sempre houve um prato especial para nós: o capeletti de frango com presunto de Parma em brodo. Um prato tipicamente do inverno europeu, que em pleno verão nunca deixamos de fazer para celebrar nossa tradição. A família faz questão do prato, sempre produzido e consumido em grande quantidade e, é claro, regado com muito vinho e música italiana”.
“Para releitura deste nosso prato familiar, preparamos um capeletti com queijo do Zé Mario, mantendo nosso brodo tradicional, feito com frango, legumes e músculo.”
Capeletti de Queijo da Fazenda do Zé Mario ao Brodo
O tradicional capeletti ganha uma nova roupagem

Em traje de festa– Preparado por Américo Piacenza e sua mãe, dona Mirtes, o tradicional capeletti ganha uma nova roupagem, com uma pitada do mineiríssimo queijo artesanal do Zé Mário, do território do Cerrado, na Serra da Canastra (Foto: RICARDO BASTOS)

Ingredientes
PARA O RECHEIO
400g de queijo canastra da fazenda do Zé Mario
1 xícara de queijo parmesão ralado de boa qualidade
Nós moscada a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Salsinha à gosto
1 gema para dar liga
PARA A MASSA
2 ovos
1 gema
200 g de farinha
PARA O BRODO DE FRANGO
1½ litro de água
1 cebola média
1 cenoura média
3 folhas de alho poró
1 talo salsão
5 unid. de pimenta do reino em grão
300 g de frango (coxa e sobrecoxa).
100 g de músculo bovino
PARA A MONTAGEM
4 torradinhas
100 g de queijo parmesão ralado
Ervas frescas para decorar
Crocante de bacon
Preparo
RECHEIO
Ralar o queijo canastra
Adicionar o queijo parmesão, a salsinha picada a gema
Temperar com sal a gosto, a pimenta do reino e a nós moscada.
Reservar.
MASSA
Peneire a farinha de trigo. Disponha a farinha em uma bancada deixando uma cavidade central. Aproveite a própria peneira para fazê-la. Dentro deste espaço coloque os ovos, o azeite, e bata com um garfo. Depois utilize as mãos para sová-la até obter uma massa bem homogênea. Enrole a massa pronta num filme e deixe-a descansar por vinte minutos. Utilizando um cilindro de massa, trabalhe a massa até que esta obtenha uma textura mais lisa e elástica. Abra a massa na espessura de 1 milímetro, cortar a massa em círculos rechear e dobrar como um pastelzinho, depois fazer a segunda dobra juntando as pontas para dar a forma de capelete e reserve.
BRODO
Adicione todos os ingredientes na água e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 min. Coar e reservar.
Desfiar a coxa e sobrecoxa e reservar.
MONTAGEM
Em uma panela adicione o brodo e deixe atingir fervura. Acerte o sal, acrescente os capeletes e deixe cozinhar por 3 (três) a 5 (cinco) minutos, até obter uma massa al dente. Adicione o frango desfiado. Finalize com queijo parmesão ralado e as ervas frescas para decorar e sirva com as torradinhas.
HARMONIZADO
Tampesta Roble 2009, Espanha
Corte Tempranillo e Prieto Picudo
Vinho harmonioso, médio corpo. Taninos, álcool e acidez muito bem integrados. Produzida no sul da província de León, na Espanha, essa variedade de uva proporciona vinhos com grande estrutura, concentrados e muito aromáticos. Essa é a região onde você vai encontrar a maior plantação de vinhas da variedade autóctone de Prieto Picudo.
Sommelier: Júnior Ribeiro
Casa do Porto