Tecnologia e TI

Pixeon e Wolters Kluwer firmam parceria para combater erros médicos

4 Min leitura

A Pixeon, empresa nacional de tecnologia para saúde, une-se a Wolters Kluwer, líder mundial para a indústria de saúde no fornecimento de soluções e informações para o momento de cuidados ao paciente, com o objetivo de colaborar para melhorar a qualidade e os resultados dos cuidados prestados aos pacientes, diminuir custos das instituições de saúde e contribuir para a redução dos erros de tratamento relacionados ao diagnóstico e medicação no Brasil. Com esta iniciativa, o SmartHealth, sistema de gestão hospitalar da Pixeon, integrar-se-á às soluções de Efetividade Clínica (Clinical Effectiveness) da Wolters Kluwer, que conglomera os recursos de suporte a decisões clínicas baseado em evidências UpToDate e UpToDate Anywhere e os sistemas de suporte à decisão de prescrição de medicamentos Lexicomp e Medi-Span.

O cenário e pesquisas mostram a importância dessa parceria. Segundo dados da ANADEM (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), são registrados anualmente cerca de 700 mil casos de erros médicos, sendo que grande parte é relacionada à prescrição (falha na dosagem, interação medicamentosa, entre outros). Além disso, de acordo com pesquisa interna do UpTodate, aproximadamente duas em cada três consultas geram dúvida clínica, e os médicos têm cerca de 11 dúvidas por dia, sendo que apenas 40% delas podem ser respondidas sem o auxílio de informações adicionais.

Estes pontos reforçam a importância de garantir aos profissionais de saúde o acesso a uma base consistente de informações como forma de melhorar a segurança do paciente, reduzir os erros e agilizar a análise da medicação. “Os sistemas de suporte à decisão da Wolters Kluwer serão incorporados à nossa oferta de prontuário eletrônico do paciente, ampliando a segurança no atendimento e contribuindo com a redução dos custos das instituições de saúde”, comenta Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon. “Pensamos sempre em alternativas eficientes para melhorar o serviço prestado por nossos clientes, e a parceria com a Wolters Kluwer é mais uma das ações que reforçam este compromisso”, aponta.

Já o Diretor de Alianças Estratégicas da Wolters Kluwer para a América Latina, Fabio Lia, destaca a sinergia entre os papéis de ambas empresas para garantir melhorias no atendimento e na saúde da população. “A Wolters Kluwer e a Pixeon estão em total alinhamento e cooperando mutuamente a fim de ajudar a prevenir os erros de medicação, que acontecem diariamente no Brasil e no mundo. Proporcionar um sistema que integra ainda mais inteligência clínica suportará o time clínico da instituição de saúde em suas decisões diárias, proporcionando assim mais segurança ao paciente, menor chances de decisões terapêuticas desatualizadas e, por consequência, reduzindo os custos de tratamento e aumentando a produtividade da equipe clínica”.

A partir deste ano, a Wolters Kluwer também será parceira na realização do Health Ideas, série de seminários regionais gratuitos organizados anualmente pela Pixeon para discutir a automatização de processos como forma de garantir eficiência, melhorias de desempenho para instituições de saúde e segurança para os pacientes.

AS SOLUÇÕES

O SmartHealth, sistema de gestão para hospitais da Pixeon, facilita o controle dos mais variados setores da unidade hospitalar e possibilita a gestão integrada do fluxo de trabalho dos profissionais da instituição. A solução permite gerenciar as áreas de emergência e recepção, o prontuário eletrônico do paciente (PEP), o estoque de médicos entre outras áreas.

O UpToDate® é um recurso de apoio à decisão clínica da Wolters Kluwer criado por médicos e baseado em evidências que contempla mais 9.700 recomendações e 24 especialidades médicas. Já o UpToDate® Anywhere permite aos hospitais e instituições de saúde acesso remoto, via dispositivo móvel, a esses dados, de maneira rápida e fácil, independente do local onde estiverem (à beira do leito, no consultório ou em casa).

O Lexicomp®, por sua vez, é o recurso da Wolters Kluwer Clinical Drug Information que agrega conteúdo de relevância relacionado a medicamentos, suporta as decisões relacionadas às prescrições e ajuda os profissionais da saúde a escolherem a terapia mais apropriada para cada paciente.

Já o Medi-Span, guarnece a equipe clínica com alertas automáticos sobre medicamentos, entregues de forma eficiente dentro do PEP, permitindo assim uma triagem sofisticada, sensível ao contexto e com base em informações disponíveis no sistema sobre cada paciente.

SOBRE A PIXEON
Pixeon, uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia para a saúde, tem o objetivo de se tornar líder nacional neste mercado até 2019. A empresa, que possui a maior base instalada de softwares para saúde da América Latina, está focada no crescimento estruturado e sustentável de longo prazo. Para isso, além da visão one stop shop software provider, a companhia tem portfólio de produtos com a oferta mais atraente do mercado, ao combinar capacidade de entrega rápida, suporte local em todo país e produtos robustos prontos para atender centros de diagnósticos por imagem, laboratórios e hospitais. Possui atualmente 2 mil clientes no Brasil, tendo dobrado seu tamanho entre 2013 e 2015. A empresa possui escritórios em Florianópolis (SC), São Bernardo do Campo (SP) e Salvador (BA), com unidades de negócios distribuídas pelo país. www.pixeon.com.br

SOBRE A WOLTERS KLUWER
A Wolters Kluwer N.V. (AEX: WKL) é líder global em serviços de informações e soluções para profissionais nas áreas de saúde; fiscal e contábil; e risco e compliance. Por meio de soluções especializadas, que combinam profundo conhecimento com serviços e tecnologia, ajudamos nossos clientes todos os dias a tomarem decisões críticas. A Wolters Kluwer reportou uma receita anual em 2016 de €4.3 bilhões. A companhia, sediada em Alphen aan den Rijn, na Holanda, atende clientes em mais de 180 países, mantém operações em 40 países e emprega mais de 19 mil pessoas em todo o mundo. Suas ações são cotadas na Euronext Amsterdam (WKL) e estão incluídas nos índices AEX e Euronext 100. A Wolters Kluwer possui um programa de Nível 1, patrocinado pela American Depositary Receipts. Os ADRs são negociados no mercado OTC (over-the-counter) nos Estados Unidos (WTKWY). Para mais informações institucionais e sobre nossas soluções visite www.wolterskluwer.com, ou siga-nos no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Relacionados
Tecnologia e TI

Para que serve a otimização de sites?

4 Min leitura
Sites bem otimizados têm muito mais chances de atrair clientes novos. Investir na otimização de sites, é uma maneira muito eficaz de…
Tecnologia e TI

Como saber qual o smartphone ideal para o seu perfil

3 Min leitura
Comprar um celular novo não é tão simples quanto entrar em lojas de tecnologia no Rappi e pedir um aparelho qualquer. É…
Tecnologia e TI

Como uma agência de marketing digital pode aumentar as vendas da sua empresa

3 Min leitura
O marketing digital é fundamental para aumentar as vendas da sua empresa. Saber quais estratégias serão eficazes e entender como combinar diferentes…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.