Economia

Economia deve repetir em 2015 padrão de 2003, diz Barros

1 Min leitura
petróleo
Estadão Conteúdo
Uma das áreas que deve crescer em 2015 é a produção de petróleo

A economia brasileira em 2015 tende a uma semelhança muito grande com 2003, disse nesta quinta-feira (21), o diretor de Pesquisa Macroeconômica do Bradesco, Octavio de Barros, durante evento da SCA System Consultores Associados que ocorre esta quinta e sexta em São Paulo.

Neste sentido, segundo o economista, como foi em 2003, o primeiro semestre do ano que vem será de ajustes e reformas e o segundo semestre de recuperação da confiança.

De acordo com Barros, a previsão de crescimento do PIB nacional para este ano é de 1%, mas com algum viés de baixa. Em 2015, no entanto, disse o diretor do Bradesco, a economia brasileira deve crescer a uma taxa de 1,5%.

“Acho que vamos crescer 1,5% em 2015, porque já estamos fazendo alguns ajustes, como na energia elétrica, por exemplo”, disse Barros. Uma área que poderá contribuir para o melhor desempenho da economia brasileira em 2015, segundo Barros, é a produção de petróleo, que deve crescer no ano que vem acima da expansão de 5,8% prevista para neste ano.

Outra variável que de acordo com o economista do Bradesco vai ajudar é o consumo das famílias, que deve se expandir a uma taxa de 1,5% neste e no próximo ano. “É natural que o consumo das famílias cresça em diálogo com o crescimento do PIB”, observou.

Mas esse patamar de crescimento do PIB deve se alargar, de acordo com Barros. “Não vai ficar nesse patamar. Vai se recuperar. É intuitivo se imaginar que o PIB potencial do Brasil vai ficar em 3,5%”, disse o diretor do Bradesco, que antes acreditava que fosse de 4%, mas que alterou sua visão diante da mudança do patamar de crescimento da economia global.

Para Barros, o problema do Brasil é eminentemente industrial, e o setor só deve se recuperar porque a base de comparação é baixa

Relacionados
EconomiaEducaçãoMinas Gerais

Múltipla Informática: há 11 anos no mercado, empresa mineira ganha destaque no setor de TI pela total dedicação aos alunos e clientes

5 Min leitura
Para Cássia Rodrigues, gestora, administradora da Múltipla Informática e profissional graduada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o grande desafio…
BrasilEconomia

XTAGE inicia operação com negociação de Bitcoin e Ether

2 Min leitura
A XTAGE, nova plataforma de negociação de ativos digitais criada pela XP Inc. com base em tecnologia da Nasdaq, (Nasdaq: NDAQ), empresa…
BrasilEconomiaGeralNotícias

Restituição do IR: como investir os valores para gerar rendimentos adicionais

2 Min leitura
Jéssica Oliveira- Gerente Regional MG da XP Inc.- Crédito: Divulgação.   Especialista da XP dá dicas de como utilizar os valores de…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.