EsportesXadrez

Três desculpas que nos impedem de nos tornar jogadores de xadrez mais fortes

2 Min leitura

*Rogerio Santos (Revista Meio Jogo)

 

Hoje eu Hoje eu compilei uma lista das três desculpas mais comuns que os jogadores de xadrez de todo o mundo fazem. São desculpas que eles acham que vão impedi-los de se tornar um jogador de xadrez mais forte. Curioso? Talvez estas sejam as mesmas desculpas que você faz também? Vamos descobrir!

1. Eu não tenho um treinador

Esta é, de longe, a desculpa mais comum que ouço. Muitos jogadores de xadrez de 10 a 60 anos de idade continuam dizendo a mesma coisa. Eles realmente acreditam que, por eles não ter um treinador ou não poder pagar um, eles não podem tornar-se um jogador melhor de xadrez. Este é um equívoco gigantesco!

Há muitos jogadores fortes que nunca tiveram um treinador de xadrez e se tornaram realmente bom. O exemplo mais brilhante é o todo-famoso campeão do mundo Bobby Fischer. Havia alguns jogadores de xadrez durante sua carreira que sugeriam coisas a ele, mas ele nunca teve um treinador permanente, ou qualquer treinador de fato, no sentido clássico da palavra.

Há muitos mais MIs e MFs que nunca tiveram um treinador e mesmo assim, ainda foi possível chegarem ao nível 2400 apenas pelo trabalho duro e dedicação. Eu conheço pessoalmente, pelo menos, 5 MNs , 2-3 MFs e um IM que alcançou esse nível sem nunca ter um treinador de xadrez.

Estudar xadrez

2. Estou muito velho

Essa é mais uma desculpa muito comum que muitos jogadores de xadrez fazem hoje em dia. Eles dizem “oh não, eu estou velho demais para melhorar, devia ter começado a jogar quando eu era criança.” Você pode pensar que só alguém que tem, pelo menos, 65 anos de idade diria algo assim. Não, eu vi muitos jovens de 20 anos (e até menos) que pensam que eles já são demasiado velho para o xadrez.

 “oh não, eu estou velho demais para melhorar, devia ter começado a jogar quando eu era criança.”

Há muitos exemplos de jogadores de xadrez que se tornaram jogadores titulado mais tarde em sua carreira: Viktor Ciocaltea da Romênia tornou-se um Grande Mestre (GM), quando ele tinha 47 anos, Geza Fuster da Hungria tornou-se um Mestre Internacional (IM), quando ele tinha 59 anos, Larry Kaufman se tornou um Grande Mestre (GM)), quando ele estava com mais de 55 anos de idade e assim por diante. Há muitos mais mestres FIDE, mestres nacionais e candidatos a mestres que receberam seus títulos tendo 50, 60 e até 70 anos de idade!

Será que,  alguém me diz, que eles se achavam velhos demais para o xadrez?

velho para o xadrez

3. Eu não tenho tempo

Essa é a última desculpa que vários enxadristas usam para mostrar que estão absolutamente certos de que eles não têm recursos para se tornar um jogador de xadrez mais forte. Todos eles têm vidas ocupadas, trabalhos, responsabilidades que certamente não podem deixá-los trabalhar no seu xadrez. Quando você pergunta a eles quanto tempo eles passam a jogar xadrez na semana, muitos dizem, “oh, não tanto assim talvez 2 horas no clube de xadrez duas vezes por semana e algumas horas de blitz online” .

Na verdade isso não os tornará melhores . Se eles pegassem umas  2-3 horas para estudar xadrez destas 7-8 horas que passam jogando semanalmente, os resultados não levariam muito tempo para vir.

tempo para o xadrez

 

Receba as novidades

Relacionados
BrasilEsportesGeralNotícias

30ª edição do evento 'Craque da Bola Saudali Coca-Cola' será em São Joaquim de Bicas

3 Min leitura
Crédito: RumpUp. Neste fim de semana, a cidade São Joaquim de Bicas vai receber o maior torneio de futebol amador de Minas…
Esportes

Mascotes do Cruzeiro e Atlético viram pelúcia e encantam torcedores

2 Min leitura
Inicialmente estão sendo distribuídas 10 mil pelúcias dos mascotes de cada clube nos equipamentos da BR Machine espalhados por todo o Brasil
Esportes

Veja quais são as principais expectativas pro jogo mais esperado da Premier League

3 Min leitura
Qualquer fã de futebol que goste de acompanhar os principais campeonatos da Europa, sabem bem da existência destes jogos que se tornaram…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.